São caracterizados como primeiros socorros atendimentos prestados em caráter de urgência no local do acidente com objetivo de preservar a vida de uma pessoa ferida ou diminuir danos á saúde dela. Restringir os efeitos da lesão. Esse atendimento resguarda a vitima até que a ajuda médica profissional adequada esteja presente. Os primeiros socorros, muitas das vezes, são os fatores decisivos no sucesso na recuperação do acidentado. Eles promovem a recuperação da vitima. Se prestados de forma correta certamente causarão grande impacto positivo na vida da vítima.
A qualquer momento podemos vir a precisar ser atendidos pelos primeiros socorros ou talvez precisemos de conhecimento para poder prestar ajuda a alguém que sofre algum mal súbito. No caso de um acidente qualquer pessoa que tenha um certo conhecimento pode tomar iniciativa em prestar os primeiros socorros e ajudar a preservar uma vida. Com esse objetivo foram criadas organizações não-governamentais que se colocam a dispor para prestar serviços de primeiros socorros a pessoas necessitadas, como exemplo podemos citar os Médicos Sem Fronteiras, o Cômite Internacional da Cruz Vermelha, os Capacetes Azuis, os Capacetes Brancos, e etc.
- INTRODUÇÃO COMO AGIR DIANTE DE UM ACIDENTE QUEIMADURAS DESMAIO ENGASGO AVC – ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL INFARTO MASSAGEM CARDIACA: QUANDO E COMO? FRATURAS CHOQUE ELÉTRICO PICADAS ENVENENAMENTO HEMORRAGIA NASAL CORTES AFOGAMENTO MORDIDA DE CACHORRO OU GATO ACIDENTE OCULAR ATROPELAMENTO CONVULSÕES FACADA CRISE DE ASMA HIPOGLICEMIA BIBLIOGRAFIA RESUMO