De acordo com o dicionário, pedagogia é a ciência que trata da educação dos jovens, que estuda as questões e problemas de seu desenvolvimento como um todo. O termo é definido também como um conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que deseja formar.
A construção da história da pedagogia teve sua grande influência em três concepções diferentes: pedagogia como uma das ciências da educação, pedagogia como a filosofia da educação e pedagogia como uma utopia educacional.
No entanto o que queremos tratar com o desenvolvimento deste conteúdo é a forma e cenário em que surgiu a função de coordenação pedagógica, compreender suas transformações e as implicações do cargo de um coordenador pedagógico dentro do contexto da educação.
Se comparada à história geral do contexto educacional, a história da coordenação pedagógica no Brasil é bastante recente. Surge na década de 1980 com a transição da modalidade de supervisão pedagógica, que fazia parte de um regime autoritário e existia com o objetivo de fiscalizar professores, para a coordenação pedagógica, ganhando sua legitimação na década de 1990.
Nas décadas de 1960 e de 1970 surgiu de maneira regulamentada, ou seja, amparada pela lei, a função de supervisão pedagógica. Os supervisores pedagógicos atuavam como operários de uma formação ideológica, fiscalizando, controlando, reprimindo e intimidando os professores dentro do ambiente escolar.
As mudanças políticas da década de 1980 deram força ao movimento dos professores que se organizavam para mudar o modelo autoritário de supervisão e implantar uma nova forma de gerir a coordenação de uma escola.
A partir daí a atuação do coordenador pedagógico deu início a uma busca pela redefinição da maneira profissional de lidar com essa função e se dissociar da imagem deixada pela forma de abordagem da extinta supervisão pedagógica.
Hoje a coordenação pedagógica está diretamente envolvida não apenas nas ações que envolvem os professores, mas na mediação, formação e transformação das atitudes e ações de seus alunos como um indivíduo com senso crítico, que compreende seus direitos e deveres dentro da sociedade.
É missão do coordenador pedagógico compreender de maneira profunda a realidade da comunidade em que a escola que coordena está inserida e dessa forma diagnosticar a natureza de seus alunos e suas principais necessidades.
O papel pessoal de cada coordenador é único, fundamental e só é possível se com ele estiver trabalhando um grande time de parceiros, professores e funcionários que estejam na mesma sintonia, que compreendam o valor e a importância de adaptar a forma de educar e que possuam o objetivo de fazer parte e incentivar um constante processo de evolução da educação.
Este curso sobre coordenação e supervisão pedagógica explana de maneira concisa e completa a importância e complexidade que carregam o coordenador pedagógico enquanto profissional e parte fundamental da composição do cenário atual da educação brasileira.
É dedicado para todos aqueles que tenham vontade e curiosidade em compreender e até seguir esta profissão em um futuro próximo. Sintam-se à vontade para ler sobre o assunto e compreender tudo aquilo que o envolve.
- INTRODUÇÃO O SURGIMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM PROFESSOR E UM PEDAGOGO? LEI DAS DIRETRIZES BÁSICAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) A HISTÓRIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PAPEL DO COORDENADOR PAPEL, RECICLAGEM E RESGATE DO PROFESSOR PROGRAMA POLÍTICO PEDAGÓGICO PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MÚLTIPLAS IMPLICAÇÕES E TAREFAS DA PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO BIBLIOGRAFIA RESUMO