Curso de Prevenção às Drogas na Escola Online Grátis

Prevenção às Drogas na Escola

O frequente crescimento do uso de drogas tem deixado muitas entidades preocupadas e em estado de alerta e compreender os danos que esse uso pode causar, sobretudo na população jovem tem a cada dia se tornado um desafio de proporções inimagináveis e difíceis de controlar.

Mas o que os órgãos que devem se preocupar com essas questões estão fazendo quanto à criação de programas de prevenção ao uso de drogas? Bom, o fato é que, mesmo não sendo do conhecimento geral da população, esses programas existem e aqui abordaremos o tema e os apresentaremos a quem se interessar.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PNE) apontam dados alarmantes sobre o consumo de substâncias ilegais e álcool pelo público jovem, principalmente por adolescentes em fase escolar. A atitude de consumir drogas que, outrora, foi vista erroneamente como o símbolo de luta pela liberdade e oposição à opressão em décadas passadas, na década atual continua sendo um símbolo de resistência, ainda que uma resistência motivada por fatores completamente diferentes.

No século XXI os jovens se sentem oprimidos pelos padrões de comportamento, beleza e moda impostos pela sociedade, se sentem oprimidos pelo bullyng sofrido por não se encaixarem nesse padrão, oprimidos pela ausência dos pais que muitas vezes não notam, ou não entendem suas dificuldades e dilemas, oprimidos pela influência de amigos e pelo desejo de se encaixar em algum lugar.

Compreender os dilemas destes novos adolescentes tem sido um dos fatores fundamentais para ajudar na prevenção e evitar que estes entrem no mundo das drogas. Para auxiliar nesta compreensão, dentro dos objetivos do presente curso está a necessidade de trazer à luz sinais e indícios que, somados e avaliados, podem sugerir um comportamento nocivo adquirido através do consumo de substâncias lícitas como o álcool, e ilícitas como maconha, crack e cocaína.

Embora o assunto seja amplamente discutido em diversos lugares, a informação hoje seja mais fácil de ser acessada e existam programas dos governos municipais, estaduais e federais ao redor do mundo, a tentação, a curiosidade e o desejo de fuga falam mais alto e acabam por levar jovens e adultos ao vício. Não é difícil encontrar um traficante e não é difícil ter acesso a alguém que posso oferecer bebidas alcóolicas e maconha, por exemplo.

Com base em uma revisão literária em diversas fontes, queremos somar ao conhecimento sobre as causa e importância da prevenção, informações que possam de alguma forma servir como auxílio àqueles que estiverem interessados em aprofundar o que sabem até aqui e, dessa forma, passar adiante as informações adquiridas.

Em uma era em que as relações se tornaram quase completamente cibernéticas e o acesso a tudo se torna tão fácil, é só o cuidado, a atenção, a conversa e a informação que podem ajudar a fazer com que todos os programas elaborados até então sirvam como solução, efetivamente.

0

de 5 estrelas
5 Estrelas
0
4 Estrelas
0
3 Estrelas
0
2 Estrelas
0
1 Estrela
0
Carga Horária / 80 Horas
Alunos / 70
Avaliações:

Certificado válido