Curso de Educação Inclusiva Online Grátis

Educação Inclusiva

Como surgiu o conceito de Educação Inclusiva?

A ideia de Educação Inclusiva ganhou ênfase após uma conferência Mundial realizada em Salamanca, em 1994, na Espanha, com a elaboração da Declaração de Salamanca. Uma declaração adotada pelos países da ONU – Organização das Nações Unidas - que dispunha sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Especiais.

Nesta nova perspectiva a Educação Especial mostra os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando a constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.

O que é a Educação inclusiva?

O movimento mundial pela Educação Inclusiva é desencadeado em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Qual a importância deste tema?

Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.

0

de 5 estrelas
5 Estrelas
0
4 Estrelas
0
3 Estrelas
0
2 Estrelas
0
1 Estrela
0
Carga Horária / 60 Horas
Alunos / 168
Avaliações:

Certificado válido