Curso de Contabilidade Básica Online Grátis

Contabilidade Básica

A Contabilidade é uma Ciência que estuda e controla o Patrimônio das empresas. Ela é de suma importância no auxílio a seus dirigentes sobre quando tomar as decisões financeiras de maneira mais acertada trata-se de uma ferramenta sistêmica de informações capaz de proporcionar aos seus usuários uma visão geral e detalhada da situação atual e passada das empresas. 

Neste curso o aluno aprenderá uma Introdução à Contabilidade, buscamos utilizar linguagens claras e objetivas para facilitar o entendimento desta disciplina que pode muitas vezes assustar à primeira vista, mas com uma metodologia simplificada a compreensão acontece gradativamente.

A maneira mais acertada de estudar as Ciências Contábeis é compreender a parte básica obedecendo a uma sequência lógica de tópicos. Ao obter uma boa compreensão do tema é essencial que se pratique o conteúdo estudado captando assim todo o conteúdo da matéria abordada.

Dentro da Contabilidade existem diversas áreas de atuação todas relevantes ao bom funcionamento das organizações, dentre elas podemos citar as mais expressivas:

  • Auditoria;
  • Análise de Balanços;
  • Consolidação de balanços;
  • Escrituração;
  • Demonstrações Contábeis.


A área contábil é o coração da empresa, e a mesma pode responder criminalmente por seus atos. Contratar um profissional desqualificado resulta em condenações por leis comerciais, penais e civis que afetam seus administradores, sócios e contador. Empresas de pequeno porte em sua maioria não possui o hábito de se preocupar com as rotinas contábeis obrigatórias e asseguradas por lei. Quando não há um controle detalhado e acertado das informações contábeis de uma empresa ela está sujeita a penalidades. 

Um controle do Patrimônio efetivo necessita que a empresa realize um controle minucioso de todos os seus valores econômicos e financeiros, é através de livros fiscais que estas entradas e saídas são descritas.  Antigamente as informações contábeis eram extraídas destes livros fiscais e transcritas em forma de relatórios (Balanços, Balancetes, DRE etc.). Esses relatórios são utilizados por todos os departamentos da empresa e por interessados fora do ambiente organizacional (bancos, fornecedores, acionistas, clientes etc.).

Com o avanço da tecnologia da informação surgiram sistemas informatizados que auxiliam a Contabilidade a ser cada vez mais precisa. No mercado estão disponíveis diversos sistemas capazes de informatizar todos os seguimentos da empresa inclusive a Contabilidade. De forma manual as rotinas contábeis estavam sujeitas a erros humanos, o que era comum no passado, com as novas tecnologias isso não acontece mais. 

As empresas estão investindo alto na aquisição de softwares e hardwares, essas ferramentas funcionam como um vasto banco de dados que são “alimentados” pelos setores da empresa, em nível operacional os sistemas transacionais controlam as diversas áreas de atuação financeira, tais como, folha de pagamento, contas a receber e a pagar, fluxo de caixa etc. Os sistemas de informações gerenciais oferecem relatórios resumidos para controle de desempenho de todas os setores para a melhora de processos.

Existem órgãos que regulamentam as normas contábeis, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O CPC integra as normas brasileiras às normas internacionais, integram este comitê a Bovespa, o Conselho Federal de Contabilidade, o Fipecafi e o Ibracon. As Normas Brasileiras de Contabilidade estabelecem a conduta profissional e os procedimentos técnicos da profissão.

0

de 5 estrelas
5 Estrelas
0
4 Estrelas
0
3 Estrelas
0
2 Estrelas
0
1 Estrela
0
Carga Horária / 60 Horas
Alunos / 340
Avaliações:

Certificado válido