O seguimento de vendas diretas vem crescendo assombrosamente nos últimos anos, este é um modelo de negócio atrativo para milhões de pessoas que buscam melhores condições de vida, uma renda extra, ou até mesmo para pessoas que não possuem tempo e condições para permanecerem todos os dias da semana “presos” dentro de uma empresa executando suas atividades.
Hoje no mercado existem empresas que atuam somente com vendas diretas, e também as que atuam com os dois tipos de vendas.
Este mercado oferece ganhos atrativos, que podem chegar aos 10 mil reais mensais (isso no melhor dos cenários). Através de técnicas de negociações e vendas os indivíduos podem se aprimorar e tornar excelentes vendedores. Atualmente as empresas investem milhões para aprimorar o conhecimento de seus vendedores, pois neste modelo de rotina de venda a empresa depende exclusivamente de seus revendedores e representantes.
A intenção é que os vendedores não realizem um atendimento ao cliente de maneira robótica, mas que exista uma relação de confiança e credibilidade.
As empresas devem estar bem estruturadas e com capacidade de oferecer suporte ao revendedor, para que o mesmo consiga proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente e gerar confiabilidade entre os dois.
Neste curso abordaremos o tema vendas diretas mostrando ao estudante maneiras produtivas de se ingressar nesta sistemática.
Primeiramente o profissional que deseja entrar nesta modalidade de vendas precisa traçar seus objetivos, definir seus desejos e identificar a melhor maneira de desenvolver suas atividades, a fim de alcançar seus objetivos.
Responda estas questões a si mesmo:
Qual é o valor que desejo lucrar por mês?
Quais são os meus sonhos?
Como irei alcançar meus objetivos?
Após traçar detalhadamente aonde se quer chegar, o indivíduo deve observar em qual segmento de mercado ele deseja atuar, existe hoje no Brasil uma infinidade de empresas que atuam no segmento de vendas diretas.
Historicamente os primeiros tipos de vendas neste modelo de negócio, segundo historiadores, datam do final do século XVIII com a comercialização de enciclopédias,
“Almeida (2007) mostra que essa forma de venda começou a ser mais bem definida apenas um século depois, em 1886, por meio do vendedor de livros, David McConnell, em Nova York, que oferecia frascos de perfume como brinde aos compradores, o qual observou que os clientes adquiriram os livros mais pelos brindes do que pelo produto em si. No ano seguinte, ele começou a vender cosméticos, contando com equipe de 12 mulheres treinadas para venda de porta em porta. Dez anos depois, fundou a Perfumaria Califórnia que, após distribuir para 40 estados americanos, em 1939 se tornou a Avon, mantendo o sistema de venda direta até a atualidade. Em 1963, no estado norte-americano do Texas, surgiu uma nova empresa de cosméticos, a Mary Kay, que se valeu também desse tipo de venda”.
(ALMEIDA, J. Pode entrar a casa é sua: a história da venda direta por seus protagonistas. São Paulo: Museu da Pessoa, 2007).
(Canal de Venda Direta e Sua Operacionalização no Brasil: Breve Revisão Teórica - Marcos Nahmias da Cruza ; Irene Raguenet Troccolib; Arthur Marcelo Nicolau Peixoto; Lucivânia Filomena Ponte. Estudo, Mestrado em Administração de Empresas).
Em nosso curso “Iniciação a Vendas Diretas” trataremos dos seguintes temas:
- O que é Venda Direta?
- Vendas Eficazes
- Relacionamento (Conheça seu Cliente)
- Vantagens e Desvantagens do Sistema de Vendas Diretas
- Importância da Venda Direta no Brasil
- Como Prospectar Clientes
- Apresentação do Produto
- Metas de Vendas
- A Internet e as Vendas
- O que é Rapport e como utilizá-lo?
- O QUE É VENDA DIRETA? VENDAS EFICAZES RELACIONAMENTO (CONHEÇA SEU CLIENTE) VENTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA DE VENDAS DIRETAS IMPORTÂNCIA DA VENDA DIRETA NO BRASIL COMO PROSPECTAR CLIENTES APRESENTAÇÃO DO PRODUTO METAS DE VENDAS A INTERNET E AS VENDAS O QUE É RAPPORT E COMO UTILIZÁ-LO? BIBLIOGRAFIA RESUMO