Curso de Bullying Online Grátis

Bullying

Um tema que tem sido muito discutido nos últimos anos é o bullyng, mas o que é exatamente o bullying?

Segundo a Lei Federal nº 13.185, bullying, ou intimidação sistemática é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Para este curso trazemos uma visão amplificada da nocividade que o bullying, hoje tratado como fenômeno, pode trazer à vida daqueles que o vivenciam. Diferente do que muitos imaginam, suas consequências estendem-se não apenas àqueles que foram vítimas, mas também a seus agressores e testemunhas.

Esta não é apenas uma brincadeira inofensiva entre crianças e adolescentes e é extremamente perigoso que seja vista como tal. Com base nisso queremos oferecer uma visão das tragédias que podem ser geradas por este ato de violência e a maneira com a qual a sociedade como um todo passa a ser afetada. Casos como o massacre de Columbine, nos Estados Unidos e o massacre de Realengo, no Rio de Janeiro, tiveram suas motivações vindas da humilhação que seus autores sofreram em decorrência de ações de bullying que os atormentavam, feriam e perturbavam emocionalmente.

A gravidade do assunto e o que se constata sobre ele nos motiva a oferecer a nossos alunos e leitores a oportunidade de entender como o bullying acontece, sobretudo no ambiente escolar e as maneiras e incentivo para combatê-lo.  É de vital importância que aqueles que têm um contato de proximidade com os jovens, como os professores, coordenadores pedagógicos e gestores, por exemplo, aprendam com urgência a detectar este fenômeno e se coloquem a combatê-lo, sem desmerecer a situação e, principalmente, sem deixar que os que procuram por ajuda se sintam traídos e ignorados. Muitos alunos vêm em seu professor alguém que, além de autoridade, pode ser um amigo e um salvador e oferecer compreensão e apoio pode, de fato, mudar o curso da história desse aluno, assim como a omissão.

O autor do livro “Pedagogia da Amizade”, Gabriel Chalita, classifica o bullying como a negação da amizade, do cuidado e do respeito, negação essa que leva o agressor a expor suas vítimas, de maneira impiedosa, aos piores tipos de humilhação e as deixa sem vontade, força e capacidade para se defender. Acreditando que esta falta de empatia e investimento nas relações humanas não podem continuar, propomos a vocês que nos acompanhem neste curso e passem a ser também detentores do conhecimento e se tornem combatentes desse tipo de violência.

0

de 5 estrelas
5 Estrelas
0
4 Estrelas
0
3 Estrelas
0
2 Estrelas
0
1 Estrela
0
Carga Horária / 40 Horas
Alunos / 53
Avaliações:

Certificado válido