
Nas concepções da atualidade brincar é algo que é, ou pelo menos deveria ser inerente a todas as crianças, não é difícil associar crianças com brinquedos e brincadeiras. No entanto, isso nem sempre foi assim.
A compreensão da importância de brincar e a ideia da infância como um período particular começou a ser consolidada apenas a partir do século XVI, afastando, então, as crianças das atividades dos adultos. Aspectos da psicologia histórico-cultural colocam o ato de brincar durante o período em que se é criança como um fator de extrema importância para o desenvolvimento humano.
A brincadeira possibilita a construção do conhecimento, aprender a expressar emoções, interagir com outras crianças, compreender a cultura da qual faz parte e a troca proporcionada por ela oferece àqueles que participam do momento a chance de reviver e repensar acontecimentos de suas vidas que tiveram ou ainda tem grande significado.
Atualmente existe o que é conhecido como brinquedoteca. No Brasil a brinquedoteca é um espaço composto por uma extensa variedade de brinquedos que incentivam as brincadeiras de aspectos lúdicos, oferecendo às crianças a oportunidade de interação, socialização, percepção de suas próprias potencialidades, desenvolvimento da imaginação e do faz de conta.
Há diversos tipos de brinquedoteca: escolar, circulante, para reabilitação, adoleteca e hospitalar. No âmbito pedagógico o que nos interessa é a utilidade da brinquedoteca escolar e de que forma ela agrega valor na transmissão do aprendizado. O espaço é trabalhado especificamente para prestar um suporte pedagógico, principalmente nas funções relacionadas à educação infantil.
Seus jogos e brinquedos são pensados para estimulação da coordenação motora e grafismos. Evidentemente não é apenas nesse espaço que as crianças desenvolverão sua experiência escolar, no entanto, esta vertente das brinquedotecas servirá de apoio para a alfabetização, com leitura e escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e de conceitos e noções de conhecimentos gerais e do mundo físico do qual fazem parte.
Para o aprendizado, os brinquedos e jogos lúdicos são importantes ferramentas para o auxílio de apresentação do conteúdo através de atividades práticas que possuem objetivos educacionais que tem sua base na diversão, estimulando o aprendizado de maneira prazerosa.
O desenvolvimento infantil é uma fase de extrema importância e deve ser olhado com atenção. Este é um momento em que brinquedos e brincadeiras devem estar presentes e o lúdico apresentado e incentivado.
Quando uma criança reproduz seu cotidiano através do lúdico, das brincadeiras, sua ação ocorre através da combinação de experiências do seu passado com o vislumbre de novas possibilidades de interpretação e reprodução da realidade que gostaria. As atividades, se trabalhadas corretamente, com compreensão e por pessoas especializadas geram, inevitavelmente, resultados positivos e de constante evolução para professores e alunos.