Sobre a Enfermagem do Trabalho.
Quem escolhe ser um enfermeiro do trabalho tem por objetivo zelar pelo bem estar e saúde dos colaboradores das organizações. O profissional é formado em enfermagem e especializado em enfermagem do trabalho, classificado pelo COFEN no Quadro III, da lei 7.498/86 e Decreto nº 94.406. Na sua formação estuda disciplinas como higiene, biossegurança, comunicação e treinamento, prevenção e controle de riscos, ambiente e doenças do trabalho, legislação, proteção do meio ambiente, entre outros. A área esta em evolução constante desde que foi notada como importante e indispensável atividade para as empresas. Além da normal preocupação que as organizações têm pelo bem estar dos seus colaboradores a lei exige que a empresa ofereça assistência profissional, e é neste momento que o enfermeiro do trabalho exerce sua função.
O enfermeiro do trabalho exerce sua função dentro da empresa, de forma presencial. Como resultado por esse investimento as empresas conquistam funcionários mais motivados, produtivos e saudáveis.
Funções do Enfermeiro do Trabalho.
A enfermagem do trabalho protege as pessoas contra riscos de contato incorreto com agentes químicos, biológicos, físicos, psicossociais, zela pela recuperação de lesões, reabilitação ao trabalho, saúde mental, entre outros. O profissional de enfermagem do trabalho também pode exercer funções na parte administrativa e educativa das organizações.
Além das atividades informadas o enfermeiro do trabalho também analisa as condições de periculosidade e segurança da empresa, observa os locais de trabalho e promove conversas francas com as equipes tendo como objetivo identificar as necessidades dos colaboradores no quesito segurança, higiene e melhora do trabalho, além disso, constrói e coloca em ação programas de melhorias e proteção à saúde dos empregados.
- INTRODUÇÃO HISTÓRIA DA ENFERMAGEM DO TRABALHO ÉTICA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PRATICA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPIs DEMAIS ATIVIDADES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO DOENÇA DE TRABALHO E DOENÇA OCUPACIONAL LER E DORT IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL RESUMO BIBLIOGRAFIA