É cada vez maior o número de idosos. Muitos deles apresentam problemas como hipertensão e diabetes , mas como fazem acompanhamento de saúde regular e tomam seus remédios de maneira correta, sentem-se muito bem, são ativos e independentes.
Entretanto, existem pessoas idosas que não se encontram em boas condições de saúde. Elas podem até ter as mesmas doenças que as outras, porém não fizeram acompanhamento regular e chegaram à idade mais avançada com sequelas incapacitantes. Por isso, por problemas decorrentes de doenças preexistentes, necessitam hoje de ajuda para desempenhar suas atividades do dia a dia.
Independentemente da maneira como levamos a vida, não é justo que, ao chegarmos aos 80, 90 ou 100 anos e precisarmos de alguém para nos ajudar no dia a dia, essa pessoa não exista.
Neste curso além das explicações e informações básicas sobre problemas de saúde, o cuidador encontrará também orientações concretas para que o processo de cuidar não aumente a dependência, mas possibilite o aproveitamento e desenvolvimento da capacidade física e mental da pessoa idosa.
Proporcionar alimentação adequada, assistir a pessoa idosa na sua mobilidade, saber comunicar com a pessoa que sofre com perda de memória, cuidar adequadamente do asseio cotidiano, são alguns detalhes de um cuidado qualificado que os cuidadores familiares ou profissionais podem proporcionar à pessoa idosa.
- INTRODUÇÃO ALTERAÇÕES COMUNS NO ENVELHECIMENTO DOENÇAS MAIS COMUNS NO ENVELHECIMENTO HIGIENE HIGIENE BUCAL CUIDADOS COM PACIENTES INCONSCIENTES CUIDADOS COM PACIENTE TRAQUEOSTOMIZADO ALIMENTAÇÃO ALIMENTAÇÃO ENTERAL POR SONDA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ACOMODANDO A PESSOA CUIDADA NA CAMA MUDANÇAS NA POSIÇÃO DO IDOSO INCONTINÊNCIA URINÁRIA DIFICULDADE COM A MEMÓRIA ESTATUTO DO IDOSO RESUMO BIBLIOGRAFIA