Curso de Noções de Logística Online Grátis

Noções de Logística

O termo “logística” é muito mais amplo do que aparenta.

Trata-se de uma Ciência que estuda os meios de facilitar os processos de produção até o consumidor final. Oferecendo serviços de qualidade e eficiência.

Segundo historiadores, a logística sempre esteve presente nas civilizações antigas. Os artesãos antigamente realizavam todo o processo logístico para conseguir vender seus produtos. Eles adquiriam matéria-prima, armazenavam produtos e ferramentas, abasteciam seus meio de transporte e entregavam a seus clientes.

Pouco se sabe sobre sua verdadeira origem, mas sabemos que esta ciência sempre foi utilizada pelas forças militares ao longo da história.

Os conceitos que mais se assemelham aos processos logísticos surgiram na época de grandes confrontos militares. As tropas necessitavam de abastecimento e de mantimentos, visando a solucionar este problema, foram dispostas rotinas organizadas para suprir essas necessidades.

Os exércitos necessitavam de organização em artilharia, suprimentos, alojamentos e armazenamentos. Alexandre, O Grande, segundo historiadores possuía uma organização perfeita e impecável de seus exércitos. 

Para a construção das pirâmides do Egito, segundo historiadores, foi necessária muita organização e um sistema logístico adequado à época para organizar seus processos.

Há características da utilização dos conceitos logísticos pelas tropas de Napoleão e de Hitler, o que nos remete a necessidade de se estudar mais profundamente essas técnicas adaptadas ao longo da história. Os militares precisavam de rapidez e agilidade em seus processos para facilitar sua atuação perante o inimigo, daí a necessidade da organização de mantimentos, medicamentos e armamentos, dando início aos primeiros passos em direção à logística como conhecemos hoje.

Mas foi somente nas décadas de 60 e 70 que seu estudo foi aprofundado e reconhecido como ciência.

Internamente, existem diversos processos que fazem parte da logística de uma empresa, como se um processo fosse uma vertente do outro. Através da logística e de seus processos, podemos contar com a qualidade e eficiência na produção de todos os produtos disponíveis no mercado. Afinal, até chegarem às prateleiras dos comércios em geral diversas ações tiveram que ser desenvolvidas para garantir a satisfação do cliente. 

A logística pode ser considerada como uma ferramenta de organização empresarial, ela auxilia na análise dos gargalos da empresa, a fim de, sanar as dificuldades com otimização de tempo e redução de perda.

O abastecimento das grandes cidades com agilidade e organização é uma necessidade. Em cidades mais afastadas a necessidade de abastecimento é maior. Uma localidade sem um processo de transportes e logísticos bem estruturados corre o sério risco de não conseguir se desenvolver e por conseguinte não se manter ativa. 

O ponto chave da logística é a satisfação no atendimento ao cliente. Para que a experiência de compra aconteça de forma positiva, as empresas devem aprimorar suas ações e entregar ao consumidor exigente seus produtos em tempo hábil. 

Neste curso “Noções de Logística”, iniciaremos nosso conteúdo mostrando ao estudante as diversas vertentes que envolvem a logística e alguns de seus processos mais importantes, para que o estudante obtenha conhecimentos adequados e possa se aprimorar profissionalmente. Apurando as boas práticas da logística, auxiliamos o estudante a apresentar técnicas diferenciadas a seus gestores e auxiliá-los na tomada de decisões.

0

de 5 estrelas
5 Estrelas
0
4 Estrelas
0
3 Estrelas
0
2 Estrelas
0
1 Estrela
0
Carga Horária / 60 Horas
Alunos / 156
Avaliações:

Certificado válido