Curso de Informática Aplicada à Educação Online Grátis

Informática Aplicada à Educação

Você já ouviu falar sobre informática aplicada à educação?

Desde a década de 1990, com a evolução dos computadores, softwares e informática de maneira geral, o governo tem trabalhado a ideia de utilizar os recursos computacionais para melhorar o sistema educacional, promover a inclusão digital e dessa forma democratizar o acesso à informação.

A partir do curso oferecido, damos a nossos leitores a oportunidade de mergulhar em uma aventura tecnológica do conhecimento e compreender a partir de que ponto aplicar a informática à educação se tornou uma ideia e passou a ser executada, e não apenas quando, mas as razões, a importância e todos os sistemas e projetos que têm sido criados para que isso seja possível.

Qual o papel do professor nesta nova era? Eles perdem seu espaço como educadores?

Na verdade o papel do professor é fundamental para a concretização da evolução. Os professores passam a ser elementos de interação entre os alunos e à tecnologia, os orientadores, mentores e coordenadores  para que seus alunos sejam mais do que meros reprodutores passivos de informação, é deles a função de fazer com que seus orientandos compreendam a importância da revolução que estão vivendo e seu papel nela.

No momento em que nos encontramos até mesmo a evolução e crescimento das empresas e, consequentemente, da própria economia, depende de funcionários alfabetizados digitalmente e capazes de compreender as informações que só são obtidas através de softwares.

As redes de ensino superior, para não perderem seus alunos e evoluirem a qualidade do conteúdo transmitido, aderiram às tecnologias de informação e comunicação. É raro encontrar hoje uma universidade que não esteja implantando em suas salas de aula um notebook para cada aluno, objetivando que este acompanhe as aulas, que não tenha conexão wi-fi e projetores digitais para que os professores deem suas aulas de maneira mais dinâmica e compreensível para seus alunos.

O fato que tem sido constante é que a informática aplicada à educação é sim um método inovador, promissor e revolucionário, um elemento que pode elevar os níveis educacionais e conduzir o país a patamares que antes nunca tinham sido imaginados.

 No entanto, para que isso ocorra de maneira efetiva, é necessário que os professores que agora se formam tenham suas mentes trabalhadas para compreender a importância desta inovação, não como instrumento tecnológico, mas como mecanismo para construção do aprendizado e democratização da informação, conhecimento, é importante que haja a compreensão por parte das instituições e dos docentes a amplitude e potencialidade daquilo que eles têm em mãos e que pode evoluir de maneira permanente a capacidade de nosso sistema educacional.

Eis aqui uma grande oportunidade de conhecer e compreender essa nova perspectiva e vertente do sistema de educação do nosso país.

0

de 5 estrelas
5 Estrelas
0
4 Estrelas
0
3 Estrelas
0
2 Estrelas
0
1 Estrela
0
Carga Horária / 60 Horas
Alunos / 216
Avaliações:

Certificado válido