
Você já ouviu falar sobre informática aplicada à educação?
Desde a década de 1990, com a evolução dos computadores, softwares e informática de maneira geral, o governo tem trabalhado a ideia de utilizar os recursos computacionais para melhorar o sistema educacional, promover a inclusão digital e dessa forma democratizar o acesso à informação.
A partir do curso oferecido, damos a nossos leitores a oportunidade de mergulhar em uma aventura tecnológica do conhecimento e compreender a partir de que ponto aplicar a informática à educação se tornou uma ideia e passou a ser executada, e não apenas quando, mas as razões, a importância e todos os sistemas e projetos que têm sido criados para que isso seja possível.
Qual o papel do professor nesta nova era? Eles perdem seu espaço como educadores?
Na verdade o papel do professor é fundamental para a concretização da evolução. Os professores passam a ser elementos de interação entre os alunos e à tecnologia, os orientadores, mentores e coordenadores para que seus alunos sejam mais do que meros reprodutores passivos de informação, é deles a função de fazer com que seus orientandos compreendam a importância da revolução que estão vivendo e seu papel nela.
No momento em que nos encontramos até mesmo a evolução e crescimento das empresas e, consequentemente, da própria economia, depende de funcionários alfabetizados digitalmente e capazes de compreender as informações que só são obtidas através de softwares.
As redes de ensino superior, para não perderem seus alunos e evoluirem a qualidade do conteúdo transmitido, aderiram às tecnologias de informação e comunicação. É raro encontrar hoje uma universidade que não esteja implantando em suas salas de aula um notebook para cada aluno, objetivando que este acompanhe as aulas, que não tenha conexão wi-fi e projetores digitais para que os professores deem suas aulas de maneira mais dinâmica e compreensível para seus alunos.
O fato que tem sido constante é que a informática aplicada à educação é sim um método inovador, promissor e revolucionário, um elemento que pode elevar os níveis educacionais e conduzir o país a patamares que antes nunca tinham sido imaginados.
No entanto, para que isso ocorra de maneira efetiva, é necessário que os professores que agora se formam tenham suas mentes trabalhadas para compreender a importância desta inovação, não como instrumento tecnológico, mas como mecanismo para construção do aprendizado e democratização da informação, conhecimento, é importante que haja a compreensão por parte das instituições e dos docentes a amplitude e potencialidade daquilo que eles têm em mãos e que pode evoluir de maneira permanente a capacidade de nosso sistema educacional.
Eis aqui uma grande oportunidade de conhecer e compreender essa nova perspectiva e vertente do sistema de educação do nosso país.
- INTRODUÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO INCLUSÃO DIGITAL PROGRAMA CIDADÃO CONECTADO - COMPUTADOR PARA TODOS PROGRAMA COMPUTADOR PORTÁTIL PARA PROFESSORES INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DA INFORMÁTICA COMO OUTROS PAÍSES INFLUENCIARAM O BRASIL À IDEIA DE UTILIZAR A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CURIOSIDADE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AVA BIBLIOGRAFIA RESUMO