Curso de HTML 5 Online Grátis

HTML 5

Bem-vindo à sua aula de HTML 5. Este curso é destinado a pessoas que buscam aprender a respeito de conceitos, conteúdos e estrutura da linguagem de programação HTML, especificamente a sua versão cinco, atualmente a mais utilizada no ramo, para o desenvolvimento de sites, aplicações e sistemas web. Neste curso você verá todo o necessário para o desenvolvimento de páginas web básicas.

Ao decorrer do curso você aprenderá as funcionalidades básicas da linguagem de programação HTML 5. Até os dias de hoje muitos consideraram o HTML não como um tipo de linguagem, mas um tipo de codificação estruturada, já que não possui um compilador. Ela sozinha não possui muita utilidade hoje, já que está sempre associada a outras linguagens como JavaScript e CSS, por exemplo.

O HTML é capaz de criar páginas web estáticas com intuito de expor informações, o que designa ele como menos interativa. Páginas estáticas significa que são apenas de leitura, sem nenhuma interação, atividade ou dinâmica – deixamos isso para as páginas dinâmicas. Em compensação, a linguagem ajuda muito a tornar sua aplicação mais atrativa já, que possui recursos muito atuais e em constante desenvolvimento, além de uma forte interatividade com ambientes de programação, os frameworks.

Quem criou o HTML?

Tim Berners-Lee criou o HTML. Ele o criou  para a comunicação e disseminação de pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. O HTML ficou bastante conhecido quando começou a ser utilizado para formar a rede pública daquela época, o que se tornaria, mais tarde, a internet que conhecemos hoje.

 

O que veremos nesse curso?

Como dito anteriormente, esse é um curso básico que certamente terá uma continuação. Dentre os tópicos mais relevantes abordados estão:

  • Criação de páginas com HTML;
  • O que são e para que servem os atributos;
  • O que são e para que servem as tags;
  • Como criar formulários em uma página HTML estática;
  • Como criar tabelas em uma página HTML estática.

Note que não trataremos muito sobre as linguagens que acompanham o HTML nesse curso, pois será tema para o curso avançado onde tornaremos as páginas dinâmicas e interativas. Nesse curso faremos com que o programador aprenda os conceitos básicos de uma linguagem de programação que está em alta e é amplamente utilizada.

Entre as suas vantagens está o seu constante crescimento, sendo cada vez mais estudada graças aos seus recursos de otimização de conteúdo, o que permite uma interação intuitiva com aplicações complexas. Praticamente todas as grandes empresas adotaram o HTML5 como forma de estruturar suas aplicações, como podemos notar nas páginas do Google, por exemplo.

Como o HTML está terminantemente ligado ao CSS, vejamos as vantagens de ambos serem utilizados junto, e então ficará mais claro o porquê devemos aprender sobre esse conteúdo.

Vantagens:

  • Torna a internet mais rápida: desenvolvedores vêm usando HTML5 para reduzir o tamanho de arquivos e tornar a experiência do usuário mais limpa;
  • HTML5 tem Canvas, que é uma poderosa ferramenta para a criação de conteúdo gráfico. Com o Canvas é mais fácil criar animações, desenhos e outros elementos visuais complexos sem usar aplicativos externos;
  • Um grande diferencial do HTML5 é sua capacidade de vídeo. Programadores podem integrar vídeos ao HTML5 sem a necessidade de plugins. E como temos cada vez mais navegadores que são compatíveis com o HTML5, vemos um rápido crescimento na percentagem de vídeos online;
  • O HTML5 está disponível em diversas plataformas e sua performance é ótima em computadores, smartphones e tablets.

Dessa forma, não há desvantagens em se trabalhar com HTML5, já que é uma linguagem em alta que ainda está se desenvolvendo e cujos adereços sempre serão necessários na era da informação.

0

de 5 estrelas
5 Estrelas
0
4 Estrelas
0
3 Estrelas
0
2 Estrelas
0
1 Estrela
0
Carga Horária / 60 Horas
Alunos / 49
Avaliações:

Certificado válido